Entenda como funciona e quais os princípios da aromaterapia

Você já deve ter ouvido falar em aromaterapia, não é? Ela é uma das principais terapias alternativas existentes no momento, onde baseia toda sua aplicação no uso de óleos essenciais, com aromas extraídos diretamente da natureza. Estes óleos são de concepção 100% natural, o que torna a experiência mais agradável e menos agressiva ao corpo humano e sua saúde.

Os óleos essenciais são parte importante para o entendimento da aromaterapia. Eles são produtos naturais, cujas matérias primas estão presentes em nossa flora. Estes produtos podem ser feitos à base de plantas, folhas, raízes, troncos e até mesmo sementes, sem envolver nenhum tipo de produto químico ou industrializado em seu processo.

Origem da aromaterapia

Apesar de estar em evidência como uma terapia moderna, a aromaterapia é uma prática milenar. Existem registros do uso de óleos aromáticos e naturais para o tratamento de doenças desde o Antigo Egito. Com o passar da história, a prática manteve-se presente em diversas culturas, e foi evoluindo conforme as técnicas de extração dos aromas da natureza foi sendo renovada.

Se você ficou curioso para conhecer mais sobre a história da aromaterapia e como ela pode ajudar no seu dia a dia, entre em contato conosco através do formulário de contato ou nos chame no WhatsApp!

Como funcionam os princípios da aromaterapia

A aromaterapia, como o próprio nome já deixa claro, se baseia nos aromas dos óleos essenciais. Ao inalar os produtos naturais o corpo recebe uma mensagem que é imediatamente repassada ao cérebro. A partir daí, o corpo passa a sofrer reflexos emocionais e fisiológicos, conforme as necessidades do paciente e a abordagem do terapeuta.

Outro aspecto importante é que os aromas também possuem um efeito psicológico em quem escolhe a aromaterapia como alternativa. O olfato é capaz de gerar muitos impactos no sistema nervoso central, trazendo sensações de nostalgia e lembranças de bons momentos, o que ajuda a tratar certos sintomas de depressão, ansiedade e estresse por exemplo.

É importante alertar que, para que o resultado da terapia atenda às necessidades do paciente, os procedimentos da aromaterapia devem ser realizados por um profissional especializado na área, para que este faça a administração correta dos óleos essenciais e ajude você a atingir os resultados esperados.

Quais benefícios a aromaterapia pode trazer para minha vida e saúde?

Como já citado anteriormente, a aromaterapia traz muitos benefícios, físicos e psicológicos, para aqueles que decidem adotar esta terapia alternativa para suas rotinas. Um dos principais aspectos trazido por ela um incremento da saúde mental, já que as sessões de aromaterapia podem reduzir o estresse e a ansiedade, o que consequentemente traz melhorias no estilo de vida, como incremento no sono.

A aromaterapia também é indicada no alívio de sintomas como dor de cabeça, dores musculares e sintomas que acometem mulheres durante a tensão pré-menstrual (TPM).

Os óleos essenciais utilizados nos tratamentos também possuem características que ajudam a aliviar infecções na pele e também podem agir como reguladores de pressão arterial, batimentos cardíacos e corrente sanguínea.

Saiba mais sobre o assunto entrando em contato conosco através do formulário ou pelo WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *