Os benefícios dos óleos essenciais em abordagens terapêuticas, estéticas e medicinais são conhecidos por muitos povos desde a antiguidade.
O Egito antigo, por exemplo, é uma das culturais em que é possível encontrar diversas referências históricas ao uso desses compostos naturais.
Essa sabedoria, felizmente, persiste na atualidade, embasada por um número cada vez maior de estudos científicos.
Assim, o que era um luxo reservado à nobreza, hoje é de acesso democrático, já que as novas tecnologias tornaram possível a extração em escala industrial. Embora, contudo, a produção artesanal ainda garanta o seu espaço.
Entenda a seguir, quais são as possibilidades de uso para os óleos essenciais e os seus diversos benefícios. Vamos lá.
Uso medicinal
As aplicações medicinais que os óleos podem ter são bastante diversificadas, principalmente como coadjuvantes em tratamentos médicos mais complexos ou na forma de cuidado paliativo.
Alguns dos mais eficientes, conseguem levar alívio para pessoas que sofrem de artrite, artrose ou outro tipo de inflamação nos músculos e articulações.
Nesses casos, a massagem é uma forma prática de aproveitar os benefícios dos óleos essenciais. A hortelã-pimenta, a alfazema, o cravo e a camomila se destacam.
Já quando se trata de problemas corriqueiros e mais facilmente tratáveis, como as aftas e a gengivite, algumas gotas de óleo essencial na escovação ou a preparação de uma solução antisséptica com óleo de melaleuca, eucalipto ou hortelã são o suficiente para que as melhorias possam ser notadas em alguns dias de uso.
Além disso, o uso de óleos para tratamentos ginecológicos, como a candidíase, tem se mostrado como alternativa eficiente para mulheres que não obtiveram resultados satisfatórios com os remédios tradicionais. O óleo de gerânio e o tea tree são opções excelentes.
Os diabéticos que enfrentam problemas com a cicatrização lenta de feridas e lesões podem obter benefícios com a aplicação de alguns óleos que são conhecidos por suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antifúngicas e cicatrizantes como o melaleuca, a mirra e o aroeira.
Dúvidas? Entre em contato agora via WhatsApp!
Uso estético
Já quando o assunto é o cuidado estético, a diversidade de uso dos óleos essenciais é tão ampla que é possível substituir completamente o uso de produtos cosméticos.
Em comparação com alguns cremes e loções que prometem clarear e uniformizar o tom da pele, por exemplo, o óleo de rosa mosqueta é muito mais acessível e eficiente.
Além dos seus resultados serem duradouros e não desaparecem após a interrupção do uso, como acontece com alguns cremes caros.
O óleo de coco é outro que pode ser aplicado para hidratar a pele, cabelos e cutículas das unhas. É um composto poderoso para fazer parte do seu cronograma capilar, independentemente de qual seja o seu tipo de cabelo.
Outro uso pouco mencionado é a possibilidade de substituição do desodorante por alguns tipos de óleos que são próprios para a aplicação direta sob a pele, como o de lavanda.
Além de não agredir ou manchar a pele, esse produto tem uma durabilidade muito maior do que os desodorantes industriais.
Uso terapêutico
A aromaterapia é a abordagem terapêutica mais conhecida, por fazer uso dos óleos essenciais e os seus benefícios podem ser surpreendentes.
A depressão, a ansiedade, o desânimo, a falta de energia e a baixa na libido são apenas alguns dos estados emocionais e psicológicos que o aroma dos óleos pode ajudar a diminuir.
O ylang ylang, por exemplo, contribui para elevar a libido e o desejo sexual. Já o de laranja e o capim limão, elevam o astral, dão energia e criam um ambiente propício para a produtividade e o riso.
Por fim, é válido destacar que apesar das classificações tornarem a compreensão dos benefícios dos óleos essenciais mais facilitada, não são poucos os casos em que os ganhos positivos se sobrepõem.
Além disso, é necessário ter atenção ao tipo de óleo que é adquirido e qual a finalidade pretendida, pois nem todos são adequados para o uso tópico, por exemplo.
Agora que você já conhece as possibilidades de utilização desses produtos, que tal entrar em contato via formulário para consultar produtos e tirar dúvidas?