É normal que haja confusão entre os termos “óleos essenciais” e “essências”, mesmo porque ambas as nomenclaturas são muito semelhantes e normalmente confundidas por parte do público. Outro motivo pelo qual existem muitos equívocos em relação aos nomes é o fato de que, tanto óleos essenciais quanto essências estão sempre atribulados ao mercado de beleza e saúde.
Porém, é importante salientar que não se trata de dois nomes diferentes para mesma coisa e que existem muitos aspectos que diferenciam óleos essenciais de essências. Saiba agora qual a diferença entre os dois.
O que são óleos essenciais?
Para entender a diferença entre os óleos essenciais e as essências é necessário, antes, ter uma noção do conceito por trás de cada um deles. Os óleos essenciais são elementos de origem totalmente natural, onde sua matéria prima é extraída de plantas aromáticas ou outros elementos da flora que favoreçam a sua produção.
Sua origem natural também afeta a sua aplicação em relação às essências. Os óleos essenciais são comumente utilizados em tratamentos terapêuticos, como na popular área da aromaterapia.
Além desta característica importante, o fato de serem produtos naturais faz com que sejam menos agressivos à pele humana, bem como são mais indicados em casos onde haja pretensão a certas reações alérgicas.
O que são essências?
As essências, em muitos casos, possuem aroma e aparência muito semelhante à dos óleos essenciais, porém a sua concepção é muito diferente. As essências buscam imitar os óleos essenciais, mas tendo como base uma produção industrializada. Rotineiramente, são utilizados aromas artificiais e derivados do petróleo para emular os óleos.
Estas essências não são utilizadas em terapias, como a aromaterapia, e seu uso é muito mais voltado à área de beleza e limpeza. É comum encontrá-las em perfumes, cremes para massagem e, até mesmo, detergentes e produtos para manter a casa mais limpa e com aroma agradável.
Outro aspecto importante é que, por conta de sua produção industrializada, as essências apresentam mais possibilidades de reações alérgicas.
Se você ficou com mais dúvidas sobre o assunto, preencha o nosso formulário no site, ou entre em contato conosco pelo WhatsApp.
Como saber a diferença na hora de comprar?
Entender o conceito de ambos é importante para evitar compra produtos equivocadamente, porém é preciso ter atenção a alguns aspectos importantes que podem ajudar na hora de escolher o produto ideal.
O primeiro deles está relacionado às informações do rótulo. As embalagens de óleos essenciais acompanham o nome da planta, bem como a nomenclatura científica, da matéria prima utilizada para sua concepção. Já as essências normalmente recebem nomenclaturas mais completas, como “aroma do campo” ou “cheirinho de bebê”.
Você também pode olhar a tabela de composição do produto em questão. Os óleos essenciais são formados apenas pelo óleo extraído de fontes naturais, portanto não deve aprender uma longa lista de materiais. Já as essências possuem diversos produtos e sua composição é muito mais complexa.
Outro aspecto que ajuda muito a diferenciar é o fato de que todos os óleos essenciais são comercializados em embalagens de vidro.
Você ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Entre em contato através de nosso formulário ou nos chamando no WhatsApp.